Brasil

Celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, aponta pesquisa

Usar o aparelho em trânsito só perde em números de fatalidades para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante

O uso de celular na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil, revelou uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Conforme reportagem do Jornal Hoje, ao todo, são 150 vítimas por dia e 54 mil por ano, segundo a associação. Essa combinação só perde em números de fatalidades para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.

Em um estudo realizado com estudantes de direção em um simulador de autoescolas, a Abramet constatou que os motoristas levam, em média, de 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica. Já para responder uma mensagem de texto, a associação calcula que o motorista leve de 20 a 23 segundos. Portanto, em ambas situações, o risco de colisões com outros veículos, objetos ou animais é muito alto.

"Primeiro, ele divide a atenção e a concentração entre aquilo que está sendo falado ao celular e aquilo que acontece na via. A percepção periférica do ambiente fica muito prejudicada. E o tempo de resposta, de reação a um obstáculo também tá muito mais lento", disse Aly Said Yassine, médico do tráfego da Abramet, à reportagem.

De acordo com a legislação de trânsito vigente, os motoristas podem ser multados segurando, manuseando e usando o celular.
(O POVO Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.