Esporte

Mudança de regra coloca Neymar na briga por Chuteira de Ouro.

Uma alteração na regra da Chuteira de Ouro colocou Neymar e os outros jogadores que disputam o Campeonato Francês na briga pelo posto de maior artilheiro das ligas nacionais europeias na temporada 2017/18. 

A associação dos principais veículos de mídia esportiva do Velho Continente, responsável pela distribuição do prêmio, decidiu reclassificar a Ligue 1 e colocá-la no mesmo patamar dos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e Portugal. 

A partir desta temporada, cada gol marcado na primeira divisão francesa passa a valer 2 pontos na Chuteira de Ouro, como já era nas competições de elite dos cinco países citados acima. 

Até 2016/17, o Francês estava no segundo escalão do prêmio, junto com o Holandês, o Turco, o Belga e vários outros campeonatos nacionais, e distribuía apenas 1,5 ponto para cada bola na rede. 

Na prática, isso inviabilizava que um jogador da Ligue 1 tivesse chances reais de conquistar a Chuteira de Ouro. 

Foi o que aconteceu na temporada passada, quando Edinson Cavani (Paris Saint-Germain) marcou 35 vezes no Francês e só ficou atrás de Lionel Messi (Barcelona) no número de gols em um campeonato nacional na Europa. No entanto, o uruguaio foi apenas o nono colocado no prêmio, com 52,5 pontos. 

Com a nova classificação, o atual artilheiro da Ligue 1, Radamel Falcao García (Monaco), já aparece na quarta colocação do ranking da Chuteira de Ouro. Ele soma 18 pontos, sete a menos que o líder, o estoniano Albert Prosa (Tallin). 

Maior contratação da história do futebol mundial e nome mais badalado do Francês na atualidade, o brasileiro Neymar ainda não aparece entre os 30 primeiros colocados do prêmio. O camisa 10 do PSG tem quatro gols na competição e oito pontos na classificação dos artilheiros.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Messi, que somou 74 pontos (37 gols) na última temporada. O argentino divide com Cristiano Ronaldo (Real Madrid) o posto de maior vencedor do prêmio. Cada um deles já levou quatro troféus para casa. 

O “Blog do Rafael Reis” publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio. 

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro 
1º – Albert Prosa (EST, Tallinn) – 25 pontos (25 gols) 
2º – Rauno Sappinen (EST, Flora) – 22 pontos (22 gols) 
3º – Sean Maguire (IRL, Preston North End) – 20 pontos (20 gols) 
4º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 18 pontos (9 gols) 
Andri Bjarnason (ISL, Grindavík) – 18 pontos (18 gols) 
Gerard Gohou (CAZ, Kairat Almaty) – 18 pontos (18 gols) 
7º – Rimo Hunt (EST, Levadia) – 17 pontos (17 gols) 
8º – Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 16,5 pontos (11 gols) 
Magnus Eriksson (SUE, Djugardens) – 16,5 pontos (11 gols) 
Igor Angulo (ESP, Gornyk Zabrze) – 16,5 pontos (11 gols)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.