Ceará

Aos 26 anos anos, cearense é a mais nova doutora do país

Seu nome é Bruna Mara Machado Ribeiro. Ela é natural do Ceará e nasceu em 13 de setembro de 1988.

Hoje, Bruna tem apenas 29 anos.  Em 2015, ela concluiu o Doutorado em Farmacologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se a mais nova doutora do Brasil.

Com isso, superou o recorde brasileiro de acordo com o RankBrasil Recordes Brasileiros. A tese que concedeu este título de “mais jovem doutora do país” abordou os estudos neuroprotetores do Ômega 3, com o objetivo de redirecionar os medicamentos que tivessem um efeito protetor nas infecções virais do sistema nervoso.

Bruna conseguiu como resultado da tese a redução da neuroinflamação, impedindo a perda e a morte e aumentando a sobrevida dos neurônios.

Essa notícia transmite o orgulho da brasileira e também curiosidade. Como ela conseguiu esse título tão jovem? A trajetória de vida e acadêmica de Bruna pode explicar.

Desde criança, Bruna foi estudiosa e ganhou reconhecimentos por isso. Em 2003, ganhou Menção Honrosa na Olimpíada da Matemática do Ceará, organizada pelo Governo do Estado do Ceará.

Depois de alguns anos, ganhou bolsa integral do PROUNI. Aos 16 anos, ela entrou na Faculdade de Enfermagem. Em 2010, já foi aprovada para lecionar como professora substituta do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e atualmente leciona Embriologia, histologia e Farmacologia da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

E os reconhecimentos não param por ai. Em 2014, ela recebeu o prêmio CDE Grant Winner na Alemanha em um Congresso de Neurociência Aplicada.

Que orgulho desta brasileira! Pelo jeito ela ainda vai longe!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.