Ceará

Campanha contra o abuso sexual de mulheres no transporte público é lançada no TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará lançou, nesta quarta-feira (29/11), campanha contra o abuso sexual de mulheres. Em parceria com outras instituições como a Câmara Municipal de Fortaleza, a mobilização acontece inicialmente no sistema de transporte coletivo da Capital. A ideia nasceu a partir de proposta do vereador Acrísio Sena (PT).

Segundo o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, essa “é uma iniciativa que há muito já se reclamava, porque não é uma novidade o abuso sexual que as mulheres vêm sofrendo nos transportes coletivos, aliás, em qualquer espaço público quando se tem aglomeração, a gente sabe que isso acontece. É um problema social e cultural, por isso fomos buscar todos esses parceiros, todos eles são importantes”. O magistrado afirmou ainda que a campanha, apesar de ter um período de atuação, é permanente.

A vice-governadora Izolda Cela, parceira da mobilização, concorda. “Não é uma campanha passageira, na verdade é uma ação que pretende ser permanentemente fortalecida, enraizada até quando for necessária”. Ela destacou ainda que um dos maiores agravantes desse tipo de infração é quando parece algo normal, e até mesmo cultural.

“As pessoas tendem a achar que não é crime, não é agressão. Por isso é tão importante essa presença do Tribunal de Justiça, mobilizando e agregando instituições nessa frente, porque a natureza do desafio exige isso, uma mudança de visão e de comportamento, além de alertar as pessoas, tanto as mulheres para que não se submetam às situações, como também a sociedade em geral para que tenhamos um padrão de civilidade mais decente”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.