Ceará

Chuvas no Ceará já superam a média histórica no começo da pré-estação

Os primeiros 28 dias de dezembro deste ano, início da pré-estação chuvosa no Ceará, registraram chuvas acima da média histórica para o período. O balanço parcial, divulgado ontem pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta que as chuvas acumuladas neste mês no Estado somam 35,3 milímetros (mm) — 11% acima da média histórica para o período (31,6 mm).

Esta é a primeira vez que há um saldo positivo de chuvas no mês desde 2013. Em 2017, o último registro de chuvas acima da média histórica foi em julho, com de 30,8 mm no Ceará.

“Os sistemas meteorológicos que atuam no Estado durante a pré-estação — Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN) — acabaram influenciando de forma mais intensa e, assim, trazendo mais chuvas”, informou a Funceme por meio de nota. Ainda de acordo com o órgão, esses sistemas variam em quantidade de ocorrências e em posição geográfica sobre o Nordeste, favorecendo ou não o Ceará.

Dezembro é o primeiro mês da pré-estação chuvosa. Em janeiro, último mês antes da quadra, as chuvas costumam ganhar intensidade. O prognóstico da Funceme para a quadra chuvosa de 2018 deve ser divulgado no próximo dia 20 de janeiro.
(Com informações do Blog do Eliomar de Lima)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.