Brasil

Na Papuda, Maluf não consegue levantar da cama sozinho

A primeira noite de Paulo Maluf no Complexo Penitenciário da Papuda foi de agonia, segundo o advogado dele, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. O defensor visitou o deputado federal na manhã de sábado (23) e disse que ele não havia conseguido dormir.
— Ele teve muita dificuldade, não consegue sair da cama sozinho para ir ao banheiro.
Kakay diz não ter dúvidas de que se permanecer por muito tempo no cárcere, o deputado terá um agravamento do quadro de saúde.
— Nós contratamos um perito para avaliar isso [estado de saúde dele]. Além do câncer, de um problema grave na lombar, de problema do coração, tem a idade, ele tem 86 anos. Eu não sou médico, mas sabemos que o sistema prisional deixa qualquer um doente.
Entretanto, os exames apresentados não foram suficientes para convencer a Justiça a transferir o deputado para a prisão domiciliar. Ele foi colocado em uma ala para presos idosos na Papuda, onde conta com acompanhamento médico.
Os advogados do parlamentar dizem que ele está “psicologicamente abalado” desde que foi preso. Kakay alega que Maluf “não consegue entender” o motivo pelo qual o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou iniciar o cumprimento da pena antes de serem julgados os recursos pelo plenário da Corte.
O parlamentar havia sido condenado em maio a sete anos e nove meses de prisão, mas entrou com recurso. A defesa foi pega de surpresa com a decisão de Fachin, na terça-feira (19).
A condenação foi pelo crime de lavagem de dinheiro desviado de obras quando o político era prefeito de São Paulo (1993-1996). As investigações mostraram que Maluf movimentou US$ 15 milhões entre 1998 e 2006 em contas no paraíso fiscal da ilha de Jersey.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.