Ceará

Jogadores do Leão percorrem longas distâncias

Às vezes essa dupla não aparece muito para a torcida, mas para o esquema tático do técnico Rogério Ceni no Fortaleza, a importância é grande. Afinal, os volantes Anderson Uchôa e Pablo são os que mais percorrem distâncias em campo. Via de regra, somando a quilometragem que os dois alcançam nos jogos, a distância chega aos 20 quilômetros, quase uma meia maratona.
O desempenho físico de Anderson Uchôa e Pablo é um dos mais elogiados e os números equivalem a distâncias percorridas na Série A do Campeonato Brasileiro. Quem assegura é o fisiologista do clube, Edson Palomares. Ele utiliza, no trabalho com o s atletas, um aparelho chamado GPS, que mede distância percorrida, velocidade média dos atletas em campo e outros detalhes físicos.
Ano passado
Desde o ano de 2017, que os dois, Pablo e Uchôa, correm muito para garantir as vitórias do Fortaleza. Houve jogos, no ano anterior, que Pablo chegou a percorrer 12,5 km em um único jogo e Uchôa, 11 km. No Campeonato Cearense de 2018, Pablo já percorreu 11.400 km em uma partida, e Uchôa, 10.800 km.
"Nós sabemos que no futebol hoje um atleta, dependendo da posição, pode percorrer 10km numa partida. Nós temos atletas aqui que fazem isso, que são os laterais e os volantes. E eu chamo o 'casal 20' aqui do grupo, o Pablo e o Uchôa, que quando estão em campo, temos mais de 20km, na soma dos dois", explicou o fisiologista Palomares.
O mesmo Edson Palomares acrescenta ainda a importância dessa qualidade física da dupla: "É primordial porque o treinador Rogério Ceni pode variar o esquema tático, deslocando esses jogadores para outros setores do campo. Isso é resistência de velocidade, uma qualidade atlética que o Pablo e o Uchôa têm", disse Edson.
"Não é só correr, mas a movimentação é que é importante, pois quem se desloca fecha espaços, dá opção para laterais e meias. Eu fico feliz porque eu procuro dar o meu melhor em campo, seja jogo ou treino", disse Anderson Uchôa. "Sempre fui um jogador dinâmico, desde às categorias de base, de me deslocar muito. Mas, não é só correr, porque se não eu estaria em outro esporte", disse Pablo.
Agendado

A diretoria não confirma, mas o atacante Wallace Pernambucano seria um nome agendado pelo Leão, que amanhã, às 18 h enfrenta o Floresta no Castelão.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.