Ceará

Ceará deve voltar a receber chuvas fortes nos próximos dias, prevê Funceme

Abril já é o mês mais chuvoso do estado desde 2009, mas volume de chuva teve redução nos últimos dias.
O Ceará deve voltar a receber chuvas em todas as regiões na madrugada desta quinta-feira (26), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O estado acumula neste mês de abril 206 milímetros, o mês mais chuvoso desde 2009.
Nos últimos dias, no entanto, o volume de precipitação reduziu em todas as regiões do estado. Conforme a Funceme, a sequência de dias chuvosos intercalada por dias sem chuvas é comum em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro.
Esta quarta-feira foi o dia menos chuvoso do Ceará neste mês de abril, com precipitações leves em 25 dos 184 municípios.
Para a quita e sexta-feira, a previsão da Funceme é de chuva em todas as regiões. Conforme o órgão, a reaproximação da zona de convergência - fenômeno meteorológico que propicia a formação de chuva - favorece a precipitação nos próximos dias.
Açudes em situação crítica
Os açudes de pequeno e médio porte receberam um grande volume de água desde o início do ano. Atualmente, 84 dos reservatórios do estado têm 30% de sua capacidade ou menos. Em dezembro 2017, 123 açudes estavam na mesma situação.
O Castanhão teve o seu volume ampliado de 2,3% para 8,31% desde o início do ano. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica.
O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 9,55% da capacidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.