Ceará

Estudante do IFCE de Quixadá desenvolve concreto permeável

O estudante Gilson Claudino, do 10º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, participa do desenvolvimento, junto com outros estudantes que integram o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), de um concreto permeável com agregado 100% reciclável (resíduos da construção e demolição).
Gilson é orientando da professora Thais Marilane e pesquisa drenagem urbana. Ele começou a trabalhar com o Núcleo, para fazer os ensaios do concreto permeável que está usando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
No trabalho de TCC, o estudante desenvolve pesquisa com brita do Ceará (agregado natural). De acordo com Gilson, o concreto com resíduos - que está sendo projetado sob orientação dos professores Esequiel Mesquita e Ari Celsius, e junto com os estudantes George Gomes (Faculdade Ari de Sá) e João Lucas Medeiros (Faculdade Estácio de Sá) -, deve ser usado em locais de baixo impacto, como estacionamento e calçadas.
Claudino destacou também que todos os ensaios estão sendo feitos em acordo com os procedimentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, além de reutilizar material que seria descartado em aterros sanitários, o concreto tem outras vantagens: tenta facilitar a infiltração da água no solo, agilizando o recarregamento do lençol freático, e é uma segurança hídrica, com a diminuição de postos de alagamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.