Educação

Plano de Educação de Sobral é apresentado a representantes de 50 municípios brasileiros

Iniciado nessa segunda-feira (2), se estendendo ao longo do dia, desta terça-feira (3), o I Seminário Educar pra Valer reúne em Sobral, na região Norte do Estado, representantes de 50 municípios brasileiros como Caruaru, em Pernambuco, que está na lista dos que têm os menores resultados entre os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil com 4.5 nas séries iniciais e 3.5 como resultado da avaliação dos anos finais.
Os números municipais estão muito abaixo da meta estipulada para o País até o ano 2021, que é de 6.0 de média. O Seminário é a oportunidade de gestores, como no caso de Caruaru, repensarem seus Planos de Educação.“O que é feito aqui, serve de grande vitrine para conhecermos de forma mais profunda como se deu esse processo de mudança na educação básica de Sobral”, afirma Rubenildo Moura, secretário Municipal de Educação de Caruaru.
Programa
O encontro abre a possibilidade dos gestores conhecerem detalhadamente a experiência do sistema educacional de Sobral, além de fazer parte de um programa instituído pela Associação Bem Comum, Organização Não Governamental cearense parceira da Fundação Lemann, que trabalha com processos educativos. O Programa Educar pra Valer foi implantado inicialmente nos municípios de Cachoeiro do Sul (RS), Vitória (BA), Garanhuns (PE), Conde (PB) e Codó (MA), com um diagnóstico da situação que cada um enfrenta, dentro de seu modelo de gestão, tudo relacionado ao processo individual de alfabetização. “Esse seminário ocorre depois de diversas etapas já vivenciadas dentro desse programa piloto. Agora, caminhamos para a construção do Plano de Ação de cada município. O seminário é o momento de compartilhar a experiência de Sobral para compreender melhor essa mudança, já que a temos como modelo”, explica Veveu Arruda, coordenador do Programa.
Palestras
Na segunda-feira, os trabalhos foram abertos pelo ex governador Cid Gomes, que apresentou a palestra “A liderança do prefeito na implantação de uma nova política educacional”; seguido da vice governadora Izolda Cela, que abordou “As medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral”; o prefeito Ivo Gomes falou sobre a “Educação pública de Sobral hoje e seus principais desafios”, juntamente com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. “ Por meio desse acompanhamento técnico, nosso modelo será vivenciado por outros municípios brasileiros para que elevem ainda mais seus índices de qualidade educacional, assim como temos feito nesses últimos dois anos”, afirma o secretário.
Programação
Nesta terça, a programação segue com a assinatura dos termos de cooperação técnica entre os cinco municípios participantes do Programa, o município de Fortaleza e o Estado do Ceará; também haverá apresentação da Casa de Avaliação e da Escola de Formação, com coordenadores da casa e da escola; uma visita à Escola de Formação e à Casa de Avaliação; visita a duas escolas e conversa com diretores, além de um passeio cultura pelo Planetário, VLT, Arco, Pinacoteca, Theatro São João, Escola de Música, Casa da Cultura, e Laboratório de Ciências do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.