Educação

No Ceará, Centro Universitário se destaca entre os 5 melhores cursos privados de Medicina do Brasil

Conseguir um bom conceito pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), atualmente, é um dos maiores desafios para as instituições de ensino superior no Brasil. Alcançar um conceito de excelência é sinônimo de receber o selo de alta qualidade expedido por um órgão federal.
O Reconhecimento de um curso pelo MEC utiliza como eixos de avaliação a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso, onde são considerados diversas dimensões individuais.
Dentre as dimensões avaliadas estão as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, o número de docentes com dedicação integral, o convênio com unidades de estágios, a adequação das salas de aula, o acesso dos estudantes a laboratórios específicos e multidisciplinares, além de bibliotecas.
A nota máxima a ser obtida é 5, composta pela média das notas individuais de cada dimensão. É aí que está o grande desafio: conseguir o conceito mais alto, sem arredondamento, em todas as dimensões avaliadas é um feito que poucas instituições atingem. No Brasil, apenas 12 cursos de Medicina, públicos e particulares, possuem a nota máxima (5) no Conceito de Curso e o conceito de excelência (4) na nota de aprovação.
No último dia 06 de dezembro, um Centro Universitário localizado na região norte do estado do Ceará entrou para a seleta lista dos melhores cursos de Medicina do Brasil. Com relatório de reconhecimento expedido pelo MEC trazendo a informação de que atingiu nota máxima, sem arredondamento, em todas as dimensões avaliadas pelo instrumento do órgão federal, compondo a nota máxima, o Centro Universitário Inta (UNINTA) passou a integrar o ranking dos 5 melhores cursos de Medicina em instituições privadas no Brasil.
Com a conquista do selo de alta qualidade pelo MEC, a Medicina do UNINTAsupera as instituições públicas de ensino superior no Estado do Ceará e se destaca como o melhor curso do Estado. A conquista ainda o posiciona como o único Centro Universitário do país a ter um curso com nota máxima em Medicina.
O Reitor do UNINTA, Dr. Oscar Rodrigues Junior, atribuiu a conquista ao trabalho coletivo realizado pelos colaboradores da IES. “Nosso objetivo é sempre oferecer o que há de melhor aos nossos estudantes. O reconhecimento do MEC é o resultado da dedicação que nós, professores e colaboradores do UNINTA, temos com a qualidade da educação dos nossos futuros médicos. Os nossos esforços começaram há alguns anos, quando decidimos trazer para o estado um curso de Medicina de excelência.”
O Coordenador do curso, Prof. Dr. Klauber Roger Carneiro, também comentou a obtenção do grau. “Não é tão somente uma nota 5, mas uma nota 5 em todas as dimensões da avaliação do MEC, extremamente rigorosa. Isto é um feito extraordinário que nos enche de orgulho e de muita alegria em fazer parte do UNINTA.”
Medicina UNINTA
O Curso de Medicina do UNINTA, autorizado em 2014, recebe alunos de todo o Brasil em seu campus na cidade de Sobral, CE, cidade de médio porte e atmosfera universitária relacionada pelo IBGE como uma das 30 melhores cidades para morar no Brasil e referência nacional em educação superior.
A grade curricular do curso, que objetiva a formação de médicos éticos, comprometidos e dotados de conhecimento para atuar na atenção à saúde, engloba não somente os conteúdos relacionados a área médica mas também almeja desenvolver nos estudantes o perfil de liderança e gestão, um diferencial importante para conquistar espaço no mercado de trabalho.
Os estudantes têm acesso a uma ampla infraestrutura com 18 laboratórios, salas de aula planejadas para atender as necessidades de aprendizagem, bibliotecas com conteúdos multidisciplinares e coleções específicas, além de também contar com um Núcleo de Apoio Psicopedagógico.
Preparativos para a turma 2019.1
Para os que desejam fazer parte da próxima turma deste que é um dos melhores cursos de medicina do Brasil, o UNINTA mantém abertas até o dia 22 de janeiro as inscrições para seu Processo Seletivo com ingresso por aproveitamento da nota do ENEM.
O aluno que ainda não tiver a nota também pode fazer a inscrição, mantendo o campo em branco, para preencher na Central de Candidato quando sair o resultado, previsto pelo INEP para o dia 18 de janeiro. Na ocasião, os estudantes podem escolher concorrer com sua melhor nota a partir da edição 2016.
Todos os estudantes brasileiros podem concorrer, uma vez que o processo de inscrição e análise de nota é totalmente online. Para este processo, o UNINTAoferece 105 vagas para o curso de Medicina. As inscrições podem ser realizadas no site http://medicinacomnotadoenem.com.br
Exame Abril

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.