Ceará

São Gonçalo do Amarante registra chuva de 104 milímetros; 51 cidades tiveram chuvas no Ceará, diz Funceme

Na capital cearense, foram registrados 24 milímetros, no Posto Pluviométrico de Água Fria.
No Ceará, foi registrada chuva em 51 municípios entre as 7h desta sexta-feira (14) e as 7h deste sábado (15), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As maiores foram em São Gonçalo do Amarante, com 104, 0 milímetros, seguido de Amontada (85 mm) e Senador Sá (70 mm). Fortaleza também amanheceu com chuva - o posto de precipitação do Pici marcou 7,2 mm.
Em Santa Quitéria, a chuva encheu o rio Acaraú, no distrito de Macaraú. Quando há fortes precipitações na região, os moradores chegam a ficar ilhados, a depender do volume das águas Neste sábado (15), a cheia do rio atraiu banhistas.
Na capital cearense, foram registrados 24 milímetros, no Posto Pluviométrico de Água Fria. As precipitações aconteceram também nos municípios de Meruoca, Paracuru, Itarema e Maranguape.
As 10 maiores chuvas no dia:
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro): 104.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe): 92.4 mm
Amontada (Posto: Icaraí De Amontada): 85.0 mm
Senador Sá (Posto: Salão): 70.0 mm
Meruoca (Posto: Meruoca): 64.0 mm
Paracuru (Posto: Paracuru): 63.4 mm
Paracuru (Posto: Jardim Do Meio): 63.0 mm
Itapipoca (Posto: Praia Da Baleia): 50.2 mm
Itarema (Posto: Itarema): 39.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado): 35.0 mm
Previsão
Análise de imagem realizada pelos meteorologistas da Funceme aponta nebulosidade sobre o Estado neste momento provocada por áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente.
Os resultados de modelos numéricos de previsão regionais e globais obtidos indicam neste sábado com acumulados mais consideráveis entre a noite de domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17).
“Já havíamos indicado que, após dois dias de chuvas escassas, condições mais favoráveis iriam se formar neste fim de semana. Hoje, observamos que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aproximou-se da costa do Ceará e, entre domingo e segunda, a umidade do ar nos níveis médios da atmosfera fique ainda mais alta, colaborando para precipitações”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Apesar da previsão realizada para hoje e os próximos dois dias, a instituição recomenda o acompanhamento das atualizações por meio do site da Funceme e/ou através dos aplicativos como o Funceme Tempo, disponível gratuitamente para Android e iOS.
G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.